Portos investem em terminais de contêineres

28 de novembro de 2005 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Jornal do Commercio

Os terminais portuários brasileiros estão investindo neste ano US$ 150 milhões na aquisição de equipamentos como portêineres (que embarcam e desembarcam contêineres) e transtêineres (que movimentam contêineres no pátio do porto) para melhorar a infra-estrutura e a produtividade. Os investimentos serão necessários para permitir o crescimento da movimentação dos “cofres” nos portos brasileiros, que poderá chegar a 6,6 milhões de unidades em 2010, 77% acima da movimentação atual.

Segundo a Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres de Uso Público (Abratec), apenas neste ano o crescimento da movimentação de contêineres nos terminais brasileiros será da ordem de 17%, passando de 3,227 milhões, registrados no ano passado, para 3,768 milhões de unidades. A estimativa faz parte de um estudo divulgado no 25º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) na semana passada.

O presidente da Abratec, Sérgio Salomão, explica que o aumento da movimentação ocorre em ritmo maior que o registrado no ano passado, apesar do arrefecimento das exportações brasileiras. “A participação dos contêineres no fluxo do comércio exterior aumentou consideravelmente, entre outros fatores, devido ao crescimento dos manufaturados e semimanufaturados no perfil das exportações”, afirma Salomão.

Os investimentos realizados neste ano são motivados, além do crescimento das exportações em contêneres, pela criação do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e Ampliação (Reporto), programa que isenta de pagamento de impostos federais, até dezembro de 2007, as empresas ligadas à atividade portuária que investirem em modernização e expansão da infra-estrutura.

“Eu acredito que o Reporto não será estendido, apesar de a modernização ser um processo constante nos portos. Os terminais estão aproveitando, portanto, o período em que estarão isentos de impostos federais, o que representa uma redução de até 25% do preço dos equipamentos”, diz o presidente da Abratec, lembrando que a maior parte dos investimentos previstos está sendo realizada em 2005 e que, nos próximos anos, serão recursos residuais aplicados pelos terminais.

Os investimentos dos terminais estão sendo realizados depois da retomada do ritmo de crescimento do setor, que registrou forte arrefecimento em 2004. Apesar de ter registrado aumento de 14,2% no ano passado, quando foram movimentados 3,227 milhões de unidades, o crescimento foi 8,6 pontos percentuais abaixo do apresentado em 2003, de 22,8%, segundo dados da Abratec.

Os terminais de contêineres do Porto de Santos devem movimentar 1,55 milhão de unidades neste ano, mantendo a liderança absoluta entre os terminais brasileiros, com 41,2% do total nacional. Eles serão seguidos pelos terminais de Rio Grande, no Rio Grande do Sul (com 395 mil unidades), e de Itajaí, em Santa Catarina (com 374 mil). Na seqüência, estão os portos de Paranaguá, no Paraná, e do Rio de Janeiro, com movimentação de 252 mil e 227 mil unidades, respectivamente.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.