Mercado – Brasil já é responsável por 32% das exportações mundiais de café

24 de fevereiro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Globo Rural

24/02/10


A menor oferta de café colombiano está trazendo mais importadores de cafés finos ao Brasil. Segundo publicou o jornal Valor Econômico nesta terça-feira (23/02), o aumento da demanda fez com que o grão nacional passasse a receber um bônus sobre as cotações praticadas na bolsa de Nova York. Além disso, permitiu que o país elevasse a fatia de participação nas exportações mundiais de café para 32% – a maior em 30 anos, com embarque de 30,3 milhões de sacas.


De acordo com a reportagem do Valor, enquanto o café tradicional tipo exportação ainda tem um deságio sobre o preço da bolsa, o café fino (cereja descascado) brasileiro tem recebido de 8 a 10 centavos de dólar a mais sobre o valor de referência da bolsa americana. Tradicionalmente, mesmo o café fino exportado pelo Brasil tem um deságio de até 10 centavos em relação aos preços da bolsa.


“A indústria está procurando café de qualidade e existe demanda pelo produto brasileiro em substituição ao colombiano”, disse Rodrigo Costa, analista da Newedge, ao jornal.


Até 2007, os colombianos se mantiveram com a colheita na média, de 12,5 milhões de sacas. Porém, a partir de 2008, fatores como clima, renovação do parque cafeeiro e baixa remuneração dos produtores derrubaram a safra para 8,66 milhões de sacas. Em 2009, a oferta chegou a crescer 9,5%, para 9,5 milhões de sacas, mas ainda muito abaixo da média de produção de anos anteriores.



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.