Demandas extremamente mais complexas, caras e necessidade crescente de
alianças com a pesquisa privada e órgãos financiadores. Este é o cenário
descrito em “O futuro da pesquisa agropecuária brasileira”, livro
lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A obra
tem coordenação de pesquisadores da Empresa conta com a participação de
estudiosos das universidades americanas de Michigan e de Purdue, e ainda
da Universidade de Brasília.
Coordenadores e gerentes de sistemas nacionais públicos e privados de
pesquisa agrícola e desenvolvimento rural constituem o público-alvo do
estudo. Segundo destaca o diretor-presidente da Embrapa, Silvio
Crestana, no prefácio da obra, os gestores terão na prospetiva realizada
uma importante ferramenta para desenvolver estratégias e fundamentar a
tomada de decisões.
Crestana e três ex-presidentes da Embrapa figuraram entre os 50
especialistas ouvidos para o estudo. Nele foram analisados diversos
aspectos da pesquisa agropecuária brasileira para orientar a inovação
institucional e a construção de estratégias para a pesquisa agropecuária
brasileira considerando diferentes cenários para o ano de 2015.
De acordo com a pesquisadora Suzana Lima, da Superintendência de
Pesquisa e Desenvolvimento (SPD) da Embrapa, entre os eventos do
contexto internacional considerados de maior impacto para a pesquisa
brasileira, além de variáveis ligadas às instituições políticas e
econômicas do país, estão a sustentabilidade ambiental na agricultura
(incluindo mudanças climáticas globais), a segurança biológica, as
barreiras não tarifárias, as mudanças em mercados, a interação com a
sociedade, além dos avanços do conhecimento, especialmente a nanotecnologia.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Antônio Maria Gomes de Castro, também
coordenador do estudo, um dos aspectos apontados como prioritário pelos
especialistas é a necessidade da mudança do foco estratégico, por parte
das instituições, como forma de dar atendimento às mudanças de contexto.
Conforme explica, muito se diz sobre a necessidade de investimentos em
laboratórios e desenvolvimento de competências, entre outras
iniciativas. “Mas a partir do estudo, os gestores saberão por quê, como
e onde investir”, afirma Antônio Maria.
*Projeto*
“O Futuro da pesquisa agropecuária brasileira” integra o Projeto Quo
Vadis, da Rede Novo Paradigma, do Instituto Internacional para Pesquisas
Alimentares (Ifpri). A Rede é composta por vários países
latino-americanos e seis deles fizeram estudos de futuro para o setor.
As prospecções feitas no Brasil, Cuba, Panamá, Peru, México e Venezuela
estão reunidas na obra “El futuro de la investigación agrícola y la
innovación institucional en América Latina y el Caribe”, editada pela
Rede Novo Paradigma, que compara os seis países e seus caminhos até o
ano 2015.
A Embrapa é a instituição coordenadora técnico-científica do Quo Vadis,
e coube a Sílvio Crestana prefaciar a obra – lançada em outubro último,
durante Conferência Regional da Rede Novo Paradigma, realizada em Quito,
no Equador.
No prefácio, o diretor-presidente avalia que alguns dos resultados
convergentes apontados pelo estudo formam o mapa comum das iniciativas
que podem favorecer a solidariedade internacional e interinstitucional.
Na reunião em Quito, a equipe brasileira foi liderada por Carlos Eduardo
Lazarini da Fonseca, Superintendente de P&D da Embrapa, que também
representava a presidência da Empresa no evento. Lazarini enfatiza a
relevância do Projeto Quo Vadis para responder a questões desafiantes da
gestão de P&D em tempos de turbulência, como é o atual.
O superintendente lembra que a iniciativa é a primeira com esta
amplitude, na América Latina, e destaca as oportunidades de uso da
análise realizada nos distintos países, para nortear estrategicamente os
diversos processos institucionais das organizações de pesquisa
agropecuária na região.
*
Serviço*
Lançamento: “Projeto Quo Vadis: O futuro da pesquisa da agropecuária
brasileira” (Embrapa Informação Tecnológica – Brasília – DF – R$ 45,00.
Mais informações: Área de Vendas: (61) 3340-9999