Venda Nova. Três agricultores capixabas se classificaram entre os 36 produtores dos melhores cafés nacionais. O resultado do 7º Concurso de Qualidade de Cafés do Brasil foi divulgado ontem, pela Associação Brasileira de Cafés Especiais e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).
A premiação dos 36 classificados dá direito de comercializar o café especial pelo leilão internacional Cup of Excellence, que será realizado em 10 de janeiro, via Internet. Um dos classificados do Espírito Santo, que participará do leilão eletrônico, é Neles Nelson Huguinin Fernandes, dono do Sítio São José, Garrafão, Santa Maria de Jetibá.
Ele inscreveu um lote com 20 sacas de arábica da variedade “caturra” e obteve a nota 85,87. Fabiano Carvalho de Rezende Filho com 20 sacas de café arábica da linha catuaí, dono do Sítio Ouro Preto, em Mathilde, Alfredo Chaves, conseguiu a nota 84,30 e também terá o seu produto exposto no Cup of Excellence.
A terceira amostra classificada na final do 7º Concurso de Qualidade de Cafés do Brasil é da agricultora Josane de Souza Lima Bissoli. Ela é proprietária do Sítio Boa Sorte, Vila Pontões, Afonso Cláudio e obteve a nota 84,26 na amostra coletada nas 20 sacas de arábica da linhagem “catuaí”.
Onde. A fase final do concurso aconteceu na cidade de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais e a última sessão de provas foi realizada nesse fim de semana por uma equipe de degustadores do Japão, Estados Unidos, Itália, Noruega, Grécia, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Dinamarca, Malásia, Nicarágua e Brasil.
De acordo com o degustador Evair de Melo, coordenador capixaba do concurso, que integrou a equipe internacional de provas, o cafeicultor Francisco Isidoro Dias, da Fazenda Santa Inês, de Carmo de Minas (Minas Gerais), obteve a maior pontuação do concurso.
“A nota 95,85 pontos foi um recorde no concurso desde a criação em 1999.”