As condições climáticas favoráveis durante os períodos de plantio e da primeira florada das lavouras de café paranaenses deverão permitir um aumento de até 40% na próxima safra da cultura, mantendo o estado como um dos principais produtores nacionais.
Os agrônomos explicam que a grande quantidade de flores e o cheiro característico da cultura nos cafezais que cobrem o PR evidenciam uma ótima safra no próximo ano, já que as duas principais fases de crescimento (plantio e floração) ocorreram sem problemas.
Segundo o Deral (“Departamento de Economia Rural”), o café ocupa uma área de 103,5 mil hectares no estado, e a próxima safra foi estimada em cerca de dois milhões de toneladas, o que representa um aumento de 41% em relação à safra deste ano (1,4 milhão de toneladas).
O aumento mais expressivo da próxima safra deverá ocorrer na região do Norte Pioneiro, o principal produtor estadual, onde deverão ser colhidas 510 mil toneladas, contra 294 mil toneladas na última safra (aumento de 73%).
O PR é o sexto maior produtor nacional de café (atrás de MG, ES, SP, RO e BA), com cerca de 6,4% da safra total. Entre as regiões do país, o Sudeste concentra quase 80% da produção, enquanto que o Sul, o Nordeste e o Norte são responsáveis por cerca de 7%