Segunda, 25 Janeiro 2010
Os diretores da SINCAL, Lenilton Soares, Armando Matielli e Fernando Souza Barros visitaram o Ministro Miguel Jorge da Indústria e Comércio, acompanhados do jornalista João Batista Olivi.
O encontro aconteceu nesta sexta feira no escritório no BNDES, em São Paulo, onde o Ministro despacha nas sextas feiras. Teve como finalidade a apresentação pela SINCAL dos números da exportação de cafés efetuada pelo Brasil demonstrando o enorme prejuízo que os cafeicultores tem tido nos últimos 13 anos. Na demonstração o Ministro se comoveu com situação e com os valores que os cafeicultores brasileiros tem recebido pela saca, com diferencial menor que os países produtores de arábica, que supera hoje, mais de R$150,00 por saca.
Segundo o Ministro, esta situação passou a ser também sua preocupação, uma vez que o comercio exterior está em sua pasta e, que este diferencial faz com que o Brasil deixe de arrecadar uma soma extremamente representativa para a balança comercial brasileira.
O diretor executivo da SINCAL, Armando Matielli fez uma explanação ao Ministro Miguel Jorge de como a atual situação vem empobrecendo o cafeicultor brasileiro; do êxodo que está acontecendo das zonas produtoras para as cidades e, que se houver ações conjuntas de alguns Ministérios a situação pode reverter.
O Ministro prometeu ao grupo presente, que estaria fazendo um estudo, de como poderia participar para ajudar na solução desta grave situação. Os diretores da SINCAL saíram animados com o comprometimento e a simpatia do Ministro Miguel Jorge.