20/01/2010 08:57
A ferrovia Transnordestina, inicialmente prevista para o final de 2010, só deverá ficar pronta em abril de 2012
Embora no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a obra esteja classificada como de andamento “adequado” (selo verde) e a previsão de conclusão do empreendimento (1.728 km de novos trilhos – 2,7 milhões de dormentes – e 550 km de remodelação) seja setembro de 2011, não será possível cumprir o cronograma previsto.
A Transnordestina enfrenta vários problemas para sair do papel – desde uma intrincada modelagem financeira que envolve principalmente recursos públicos (87,5% dos R$ 5,4 bilhões previstos) até atrasos no cronograma de licenciamento ambiental e de
A Transnordestina é considerada projeto prioritário desde o início do governo Lula e já teve a conclusão de sua primeira fase prevista para 2007, mas sofre atrasos recorrentes. Outra ferrovia importante, a Oeste-Leste, também enfrenta atrasos no licenciamento ambiental.
A expectativa do governo é que a licença prévia seja expedida até o início de fevereiro do ano que vem. Assim que isso acontecer, o edital de licitação será publicado. A ideia é começar as obras até maio.
A ferrovia, de 1.490 km, deverá ligar a cidade de Figueirópolis (TO) ao porto de Ilhéus, no litoral baiano. A obra está orçada em R$ 6 bilhões. O governo pretende licitar a construção e, depois, fazer concessão na modalidade de capacidade de carga. Com esse sistema, várias empresas operam na linha e oferecem seus serviços a quem tenha produtos a transportar. Os dois projetos representam oportunidades estratégicas para o setor de base florestal.