Da Redação
Quando foi montada a loja piloto da cafeteria Pelé Arena no centro de São Paulo, a intenção já era ser uma franquia. Com a temática de futebol nos estabelecimentos, a rede teve uma expansão muito rápida desde seu início, em outubro de 2007. Hoje, são seis estabelecimentos operantes, três deles na capital e os outros três nas cidades paulistas de Santos, Campinas e Ribeirão Preto. As seis cafeterias conseguiram gerar, em 2009, mais de R$ 3 milhões em faturamento.
A rede pretende expandir para todos os estados brasileiros e, no momento, dá preferência para o Rio de Janeiro, onde não possui nenhuma loja operante. Mais tarde, a intenção é ir para a região Sul, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até março, a Pelé Arena deve inaugurar mais quatro lojas: uma em São José dos Campos, no interior de São Paulo, outra na capital paulista, uma em Salvador, na Bahia, e a última em Belém, no Pará.
O sistema de franchising da Pelé Arena não busca alguém que necessariamente tenha experiência no ramo de restaurantes, mas é imprescindível que haja capacidade de liderança e fique na direção do negócio. A taxa de franquia varia de R$ 45 mil a R$ 80 mil, de acordo com o tamanho da loja. Além desse valor, é preciso investir R$ 1.500 por m2 de loja, para maquinário, reforma e estoque. Cada loja consegue faturar cerca de R$ 80 mil ao mês, segundo a empresa, com uma lucratividade que varia de 10% a 14%.
A Pelé Arena apresenta um conceito diferenciado. A decoração é voltada à história de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, eleito o atleta do século 20. Os funcionários utilizam camisas inspiradas nos uniformes de futebol da década de 1960 e fotos e grafismos de diversas fases da carreira de Pelé fulguram pelo ambiente.
Investimento inicial | de R$ 45 mil a R$ 80 mil (dependendo do tamanho da loja) mais R$ 1.500 por m2 |
Taxa de franquia | R$ 45 mil para loja pequena, R$ 60 mil para média e R$ 80 mil pra grande |
Taxa de royalties | 6% das compras para estoque |
Taxa de publicidade | 2% das compras para estoque |
Prazo médio de retorno | De 24 a 36 meses |
Faturamento médio mensal | 80 mil |
Área mínima | Loja pequena: até 80m2 – Média: de 81m2 a 200m2 – Grande: mais de 200m2 |
Número de funcionários | de 8 a 15, dependendo do tamanho da loja |