CAFÉ: ESTOQUES NO CERRADO DE MINAS GERAIS SÃO OS MAIS BAIXOS EM OITO ANOS

19 de janeiro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Por Fábio Rübenich / Fabio@safras.com.br

SAFRAS (18) – O cerrado de Minas Gerais, uma das mais tradicionais regiões produtoras de café do Brasil, tanto em quantidade como em qualidade, ainda não encerrou a comercialização da safra colhida em 2009. Conforme o ex-presidente e agora membro do conselho diretor da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Wilson José de Oliveira, os cafeicultores da região devem ter em mãos, no momento, “no máximo 20% da produção”.  

Segundo Oliveira, que também é vice-presidente do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Caccer), os estoques de café no cerrado são os mais baixos dos últimos oito anos. A escassez é mais acentuada no caso dos cafés de maior qualidade, enquanto que a entrega para o governo mediante os contratos de opção de venda realizados em 2009 com exercício neste ano “deverá enxugar ainda mais a oferta no mercado local”. O produtor de café do cerrado de Minas Gerais, conforme avaliação de Oliveira, ou já vendeu o
estoque disponível ou agora está segurando na medida do possível o café restante, no aguardo de preços melhores. 

O cerrado de Minas Gerais não sofreu tanto com as chuvas ao longo de 2009, pelo menos não na mesma medida que os cafeicultores do sul do estado. “O clima beneficiou o desenvolvimento das lavouras, mas em contrapartida a descapitalização do produtor provocou uma diminuição nos tratos culturais, principalmente na questão da adubação, o que acabará reduzindo a produtividade da região em 2010”, observou Oliveira. (FR)
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.