México aguarda nova onda de frio para o final de semana em áreas cafeeiras

O Sinaproc (Sistema Nacional de Proteção Civil do México) alertou a população, principalmente aquela que habita as regiões de alto risco para

15 de janeiro de 2010 | Sem comentários Mercado Previsão do Tempo
Por: cafedaterra

O Sinaproc (Sistema Nacional de Proteção Civil do México) alertou a população, principalmente aquela que habita as regiões de alto risco para que tenham extrema precaução para a entrada de uma frente fria a partir desta sexta-feira.


Produtores de café de Querétaro, Puebla e San Luis Potosí temem que os efeitos desse fenômeno culminem em prejudicar as lavouras do grão, que já foram atingidas pelo frio ao longo da semana passada.


O Sinaproc informou que o novo sistema frontal irá para o norte do México e virá acompanhado por ventos fortes na costa da zona marítima ocidental de Baixa Califórnia, que redundará em queda nas temperaturas.


Em seu desenvolvimento favorecerá que se apresentem condições para geadas e neve, principalmente nas zonas de serra, como Baixa Califórnia e La Rumurosa, assim como chuvas e temperaturas em queda em Sonora, que conta com muitas lavouras de café, Chihuahua, Durango, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas.


Ao menos 15 mil hectares cultivados com café poderão ser afetados por geadas que atingem as serras norte e nordeste de Puebla, sustentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Gustavo Jiménez Aguayo, que expôs que as chuvas generalizadas ocasionadas pelas frentes frias e baixas temperaturas geram uma capa gelada que pode danificar o grão, o que, por sua vez, poderá redundar em alta no preço.


Em Querétaro o frio causa danos aos cafezais da chamada Sierra Gorda.


O prefeito de Landa de Matamoros, Gabino Landa Rubio, disse que a produção local de café poderá ser afetada para os próximos três anos.


San Luis Potosí também reportou danos em lavouras de café em uma área de 2,5 mil hectares e se poderá solicitar uma declaração de “zona de desastre” junto às autoridades federais.


Fonte: Agnocafe

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.