Rainforest Alliance certifica primeira fazenda paulista

17 de novembro de 2005 | Sem comentários Produção Sustentabilidade
Por: Embrapa Café

O Centro de Café Alcides Carvalho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), uma das instituições fundadoras do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) comemorou no dia dez de novembro, a primeira certificação Rainforest Alliance para uma fazenda do Estado de São Paulo. A pioneira Fazenda São João, de Franca, faz parte do grupo Daterra, que desde 2003 possui o certificado para a produção de cafés no cerrado de Minas Gerais. A certificação vem colocar a cafeicultura paulista no foco da produção sustentável, com a garantia de conservação dos ecossistemas e na promoção de condições especiais aos trabalhadores rurais.

Os processos de certificação para cafés avançam em todo o mundo, não apenas como diferencial, mas principalmente como exigência do mercado. O consumidor lá fora quer ter a certeza que o café produzido no Brasil respeita a biodiversidade e dignifica o trabalhador rural. Para atender a esta demanda, os importadores exigem não só a qualidade da bebida, mas também que o café seja certificado sob critérios sustentáveis. Não apenas como filosofia, a rastreabilidade do café faz parte das diretrizes econômicas da propriedade, organizando os registros do processo produtivo e garantindo transparência nas transações comerciais, valorizando o produto final.

O certificado Rainforest Alliance é auditado no Brasil pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, Imaflora, cujo sistema envolve a adaptação de padrões estabelecidos pela Rede SAN (Sustainable Agriculture Network). O selo Rainforest Alliance tem grande aceitação no mercado norte-americano e europeu.

A Daterra Coffee, do empresário Luiz Norberto Pascoal, possui outras certificações internacionais que agregam valor ao seu produto, como Utz Kapeh, EurepGap, ISO 14001, Specialty Coffee Association of America (SCAA) e Brazil Specialty Coffee Association (BSCA).

PARCERIA COM O IAC

A escolha do Centro de Café do IAC para a comemoração da primeira certificação Rainforest Alliance para o Estado de São Paulo é justificada pela longa parceria que a Daterra mantém com o instituto. Durante o evento, Luiz Norberto Paschoal enfatizou a relação de amizade, reconhecendo que a pesquisa e o conhecimento gerado pelo IAC contribuíram para esta conquista.

Fato confirmado pelo diretor do Centro de Café, Luiz Carlos Fazuoli, que destacou as ações do instituto voltadas à produção de cafés sustentáveis, ao melhoramento genético com ênfase na resistência à pragas e doenças e às novas tecnologias de processamento pós-colheita. Os novos focos de pesquisa para a produção de cafés de qualidade e certificados também foram lembrados pelo pesquisador.

O presidente da Câmara Setorial de Café, Nathan Herszkowicz, coloca a iniciativa da Daterra como exemplo a ser seguido pelos demais produtores do Estado, ressaltando que a sustentabilidade deverá ser o próximo tema a ser valorizado pela Associação Brasileira de Indústria do Café (ABIC).

Seminário Internacional

A certificação foi um dos temas do Seminário Internacional Qualidade e Certificação do Café, que aconteceu no dia nove de novembro em Belo Horizonte, MG. Produtores, empresários, pesquisadores e professores estiveram reunidos, no Hotel Mercure, para trocar experiências relativas à qualidade e a certificação e sua importância para o mercado interno e externo do café.
Durante o encontro, especialistas e produtores falaram sobre os benefícios econômicos, sociais e ecológicos da certificação do café. E enfatizaram a importância de se produzir um café de qualidade, garantindo competitividade para o produto.
Outra novidade do Seminário foi a apresentação, pelo professor da Universidade Federal de Viçosa e colaborador do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, Laércio Zambolim, dos estudos que estão sendo realizados, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para a instituição no país, em período próximo, da “Produção Integrada do Café”, um conjunto de normas e outros elementos que visam colocar toda a cadeia agro-industrial do café dentro do moderno conceito de desenvolvimento sustentável.




Jornalistas:

Cibele Aguiar – Mtb 06097
Fone: (19) 3295-8106
E-mail: c.aguiar@uol.com.br

Jurema Iara Campos – MTb 1300/DF
Fone: (61) 3448-4566
E-mail: jurema.campos@embrapa.br

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.