17/12/2009
Executivo da rede destaca avanço do poder de consumo da classe C
O crescimento da rede de franquias McDonald’s no Brasil será agressivo nos próximos anos. O ritmo de 24 lojas abertas em 2009 poderá até triplicar. A meta é dobrar de tamanho até 2016, quando o Brasil abriga os Jogos Olímpicos. Sem revelar os números absolutos da estratégia, o argentino Woods Staton, presidente da Arcos Dourados, o maior franqueado da rede de fast food americana no mundo, confirma a intenção. A Arcos é dona de mais de 1,8 mil lojas em 19 países da América Latina – 573 delas no Brasil.
Staton veio ao país para participar do jantar beneficente promovido pela Fundação Ronald McDonald’s, instituição sem fins lucrativos que apoia crianças com câncer.
O faturamento da Arcos Dourados – que tem como sócios os fundos Gávea Investimentos (do ex-presidente do BC Armínio Fraga), DLJ South America Partners (fundo ligado ao Credit Suisse) e Capital International (do The Capital Group Companies) – foi de US$ 3,5 bilhões em 2008 e deve fechar o ano com um crescimento de mais de 5%, segundo projeções de Staton.
Sobre o desempenho da rede em 2008, Staton afirmou “O primeiro semestre foi difícil, mas o último semestre compensou. Teremos um crescimento pequeno, algo em torno de 5% este ano. Crescemos menos, mas crescemos. Abrimos 80 novos restaurantes este ano, sendo 24 deles no Brasil.”
Ainda segundo ele, há países menores que o Brasil que tiveram melhor resultado, mas “Dos países grandes e significativos, o Brasil, graças à eficiência no combate à crise global, foi o melhor. O avanço do poder de consumo da classe C é um fator relevante para o nosso negócio. Não posso dar números para não facilitar a vida da concorrência. Mas posso garantir que vamos ter um crescimento agressivo no Brasil nos próximos cinco anos. Faremos investimentos pesados no país. Seria bom dobrar de tamanho, mas vamos rever essa intenção ano a ano”.