MERCADO FISICO ENTRA NO RITMO DAS FESTAS DE FINAL DE ANO-CARVALHAES

14 de dezembro de 2009 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Agência Safras

14/12/2009 – O mercado físico de café vai aos poucos acalmando e entrando no ritmo das festas de final de ano. Na prática, teremos apenas a próxima semana para completar as vendas de dezembro. Compradores e vendedores se apressam para concluir os negócios pendentes e muitas empresas não deverão abrir entre os feriados de Natal e Ano Novo. As considerações partem do boletim semanal do Escritório Carvalhaes.


Segundo Carvalhaes, o cafeicultor brasileiro termina o ano frustrado com os preços oferecidos pelo mercado e preocupado com o contínuo aumento dos custos de produção. Outro assunto que está trazendo preocupações a todos os envolvidos na produção de café no Brasil é a anormalidade ocorrida na floração do cafeeiro em 2009. A cafeicultura de toda a região sudeste e do Paraná, tem apresentado floração atípica, com várias floradas de baixa intensidade em períodos diferentes, sem uma ou duas principais, comentou Carvalhaes.


O boletim ressalta que ainda agora em dezembro ocorreram floradas em diversas regiões produtoras. O fenômeno está relacionado com condições climáticas que vem se alterando ano após ano, principalmente quanto à distribuição das chuvas ao longo do ano.


Segundo o diretor executivo da OIC Organização Internacional do Café, Nestor Osório, o déficit mundial de café deverá se ampliar neste ano-safra mundial iniciado em primeiro de outubro último. A oferta mundial deverá ficar entre 123 e 125 milhões de saca de 60 kg, enquanto o consumo mundial é estimado em 132 milhões de sacas, comenta Carvalhaes. Excesso de chuvas no Brasil, na Colômbia e no Vietnã, os três maiores produtores mundiais de café, e o aumento de consumo interno dos países produtores deverão levar a esse déficit.


Carvalhaes observou ainda que o CECAFÉ Conselho dos Exportadores de Café Verde informou que no último mês de novembro foram embarcadas 2.539.127 de sacas de 60 kg de café, 14 % a menos do que no mesmo mês de 2008 e 10% a menos que no último mês de outubro. Foram 2.255.600 sacas de café arábica e 51.994 sacas de café connilon, totalizando 2.307.594 sacas de café verde, que somadas a 229.483 sacas de solúvel e 2.050 sacas de torrado, totalizaram 2.539.127 sacas de café embarcadas. (LC)

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.