10/12/2009 – A venda nos Estados Unidos do café orgânico “Amigável com as aves” alcançou em 2008 um valor de 3,5 milhões de dólares, o que representa um incremento médio anual de 145% desde 2000, segundo um informe apresentado pelo Instituto Smithsoniano. O café, que é denominado em inglês de “Bird Friendly”, é um grão produzido por métodos orgânicos, com uma cobertura de sombra que proporciona um habitat para as aves migratórias e para os pássaros vindos de áreas tropicais, ameaçadas pelo desmatamento. O informe, preparado por Robert Rice, um geógrafo do Centro Smithsoniano de Aves Migratórias do Zoológico Nacional de Washington, indicou que o aumento das vendas desse grão “representa uma proteção substancial para as aves migratórias nas florestas que diminuem rapidamente nos trópicos”, disse.
De acordo com um informe da entidade, mais de 95% do “café amigável com as aves” procede de cafezais da América Central e América do Sul, sendo o restante proveniente da África. Cerca de 1,4 mil produtores cultivam aproximadamente 5 mil hectares desse café e produziram mais de 2,75 mil toneladas na safra 2007/2008.
O Peru encabeça a lista das nações produtoras do café “Bird Friendly”, com 39% do total. No conjunto, Peru, Guatemala e México têm 77% da produção desse tipo de grão. “Os consumidores, cada vez mais, querem saber que alimento estão ingerindo e que tipo de café bebe, de onde ele vem, como é processado, se é saudável para os produtores e para o ambiente”, apontou Rice, que também dirige o programa de certificação desse produto. “Quando escolhem o café ‘Bird Friendly’ os consumidores ajudam a proteger a qualidade do habitat para aves e outros animais, além de espécies da flora”, complementou. s informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.