Estes hábitos podem combater um mal que afeta milhares de homens todo ano: o câncer de próstata. A conclusão é de dois estudos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que registrou quedas significativas no desenvolvimento da doença e na taxa de óbito entre os pacientes que mantinham as práticas.
Os pesquisadores lembram que a queda nos casos da doença não pode ser atribuída à cafeína, pois o mesmo processo foi observado no consumo de café sem a substância. Eles acreditam na influência da bebida sobre a insulina e os níveis de hormônio para diminuir os casos da doença.
E alertam que os resultados são preliminares. O estudo não recomenda que as pessoas comecem a tomar café para combater o câncer de próstata, mas diz que aqueles que gostam da bebida não precisam cortá-la. O outro estudo, com dois mil 686 homens já diagnosticados com câncer de próstata, concluiu que exercícios como nadar e jogar tênis ao menos três horas por semana podem reduzir em até 35 por cento a taxa de óbito da doença.
Além disso, entre os pacientes que faziam caminhadas pelo menos quatro horas por semana, o índice de mortalidade foi 23 por cento menor em relação àqueles que andavam menos de 20 minutos por semana