Em seu segundo ano operacional, a Associação 4C comunicou em 03 de dezembro que houve um aumento de mais de 150% no volume de compras de cafés que cumprem os parâmetros da 4C por parte dos compradores finais. As compras subiram de 194.000 sacas em 20081 – ano do primeiro relatório comercial – para 492.456 sacas em 2009.
Ao mesmo tempo, o número de associados compradores finais da Associação 4C passou de 10 para 23. A associação prevê aumento de pelo menos 50% em 2010, pois vários de seus membros já anunciaram compras mais elevadas até o final do ano cafeeiro de 2009-2010.
Os delegados da 6ª reunião do Conselho da 4C também tomaram conhecimento do aumento considerável na oferta mundial de Café 4C. Ao todo, a capacidade de produção dos associados verificados pela 4C é da ordem de 9,5 milhões de sacas de café este ano (foi de 4,6 milhões em 2008). “O progresso mais relevante da Associação 4C até agora é realizado por parte dos produtores de café”, disse o Dr. Diego Pizano Salazar, Presidente da Associação, representando a Federación Nacional de Cafeteros de Colombia. “Os produtores introduziram e aplicaram o Código de Conduta da 4C e passaram pelos procedimentos de verificação com muita disposição, o que está sendo agora traduzido em compras pela indústria, disse. “Se a tendência continuar durante os próximos anos, a Associação 4C poderá difundir a causa da sustentabilidade em todo o setor do café mainstream”.
Nova estratégia, indicadores para o código revisado, aumento da base de membros
O 6º Conselho aprovou o novo plano estratégico 2015 e definiu os indicadores para todas os critérios de seu código recém atualizado. Também aprovou tornar-se membro pleno do ISEAL, e recebeu os resultados do primeiro monitoramento de impacto. O conselho reconheceu o crescimento constante do número de membros entre produtores, comércio & indústria e sociedade civil, atualmente 126. No intuito de atrair mais fornecedores, bancos, instituições de pesquisa e consultorias para se afiliar à associação, foi revista a estrutura de taxas de associação.
Dentro da Associação 4C (4C Association), cafeicultores, comércio & indústria, e a sociedade civil do mundo inteiro trabalham juntos para maior sustentabilidade de todo o setor cafeeiro. Os principais pilares do 4C são o código de conduta, o Regulamento de Participação aos membros da Indústria e Comércio, os Serviços de Apoio aos cafeicultores, os mecanismos de apoio, o sistema de verificação e a Participação democrática.