03/12/2009 – O grande volume de chuva atrapalhou o desenvolvimento das lavouras de café na região de Jesuítas – PR. Muitos pés estão na florada e o crescimento desigual dos frutos pode prejudicar a safra. Os frutos já apareceram em algumas plantas. Mas, na maioria dos pés, as flores estão abrindo ou ainda vão abrir. As floradas, que geralmente ocorrem entre agosto e outubro, neste ano se estenderam até dezembro.
De acordo com Juscelino Daniel Pereira, supervisor do departamento técnico da Copacol de Jesuítas, a florada foi bastante dispa relha este ano. “Temos aqui em Jesuítas duas realidades o café antigo – com produtividade baixa – onde muitos produtores abandonam as plantações e não realizam uma adubação conforme as lavouras necessitam. Tivemos várias floradas, mas o café está mostrando uma carga muito boa”, disse.
Segundo Juscelino, a florada desigual também favorece o ataque da broca e dificulta o monitoramento e o controle da praga, uma das mais comuns dos cafeeiros. O besourinho fica dentro do fruto. “É importante que o produtor saiba que estarão saindo comercialização alguns produtos para o controle da broca. Alguns desses produtos serão vendidos somente até o fim do ano. o produtor deve procurar a Copacol para fazer a retirada desses produtos.”
Nesta época do ano, a broca adulta fêmea procura os frutos verdes para colocar os ovos. O inseto só deposita de fato os ovos nos meses de janeiro e fevereiro. É por isso que o tratamento deve começar agora. A expectativa de safra é boa, mas é importante que o produtor tenha tenha todos os cuidados, como levantamento, monitoramento e o cuidado com a broca.
Cultura intercalar
De acordo com Juscelino, quando o café ainda é novo, os produtores aproveitam para fazer a cultura intercalar. “Muitos planta soja, feijão, arroz e até milho nas ruas. Mas é muito importante que procurem um agrônomo para não abafar, ou roubar nutrientes da cultura principal que é o café”, finalizou. As informações partem do Jornal Integração / Café e Mercado.