ECONOMIA
01/12/2009
Cafeicultor protesta contra importação
“Não à importação e sim à construção de políticas públicas eficientes para a cadeia produtiva do café brasileiro” é o título do documento técnico encaminhado ontem aos ministérios da Agricultura, Planejamento, Fazenda e Desenvolvimento Agrário.
Assinado por dirigentes das organizações de cafeicultores e pelo governo estadual, o documento reforça a posição contrária à importação de café verde pelo Brasil.
As instituições consideram que as ameaças que pairam sobre a cadeia produtiva do café, como rumores de importação e preços abaixo dos custos de produção, afetam fortemente o segmento produtor.
Afirmam ainda que os ciclos de oferta mundial do café e os movimentos especulativos que se apropriam das falhas de mercado distribuem desigualmente os riscos da atividade, em desfavor dos produtores rurais.
No documento é solicitada ainda a formação de estoques reguladores públicos, a promoção de estudos aprofundados (ambiental, trabalhista, sanitários) sobre a oportunidade, legalidade e riscos, a exportação do café com maior valor agregado, entre outros itens.