Feira Internacional gerou uma expectativa de negócios de US$ 4 milhões nos próximos 12 meses
A PLMA’s 2009 – Private Label Trade Show – feira internacional de marcas próprias realizada em Chicago gerou uma expectativa de negócios de US$ 4 milhões em exportações para os próximos 12 meses para o café brasileiro.
Indústrias brasileiras como Café Bom Dia, Cia. Cacique e Cia. Iguaçu participaram por meio do PSI – Projeto Setorial Integrado de Promoção à Exportação de Cafés Industrializados, realizado pela Apex-Brasil em parceria com a ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Ao todo realizaram mais de 50 contatos durante a PLMA com diversas redes locais para desenvolver novos negócios nos próximos meses.
“O Brasil precisa ampliar sua presença no mercado internacional de café e a exportação de marcas próprias é uma excelente oportunidade para fortalecer essa estratégia. O segmento de marcas próprias conquista cada vez mais espaço no varejo mundial”, afirma Tatiana Novaes Rodrigues, diretora da Conceito Brazil, a primeira empresa no Brasil a oferecer um pacote de serviços completo para empresas exportadoras e responsável pelo pavilhão do país na PLMA. Segundo ela, a PLMA é a principal feira americana para as empresas que fornecem produtos com marcas próprias, com mais de 3.000 expositores dos mais diversos produtos feitos com a marca dos clientes.
Obter visibilidade no mercado americano através de feiras como a PLMA é imprescindível, afirma Christian Santiago, coordenador executivo do PSI – Cafés do Brasil. De acordo com Santiago, os Estados Unidos são responsáveis por US$ 24,1 milhões em exportações brasileiras ou 67% do total das exportações de cafés torrados. Representam ainda US$ 81 milhões em vendas externas ou o equivalente a 14% das exportações de café solúvel. “O mercado americano também faz parte dos mercados prioritários selecionados entre os exportadores participantes do Projeto entre a ABIC e a Apex Brasil”, salienta Santiago.
A PLMA aconteceu de 15 a 17 de novembro em Chicago. Nos Estados Unidos o mercado de marcas próprias movimenta US$ 80 bilhões e oito em cada dez americanos dizem que as marcas próprias são tão boas quanto às tradicionais.