Por Janete Lima, de Brasília/DF
SAFRAS (30) – Amanhã o Ministério da Agricultura e a Conab deverão saber o quanto já foi entregue de café pelos produtores que irão exercer os contratos de opção de venda ao governo. A informação é do secretário de Agroenergia, Manoel Bertone. Provavelmente não haverá prorrogação no prazo de entrega que encerra hoje, mesmo com os produtores tendo alegado atraso na colheita por conta da chuva. “onde houver filas a solução será distribuir senhas para os caminhoneiros”, disse ele.
O secretário acrescentou que “a safra já acabou faz tempo, os prazos dos contratos foram estipulados previamente, o programa tem que ter credibilidade e um adiamento poderá acarretar problemas com o pagamento, pois o orçamento acaba por volta do dia 20”, explicou Bertone.
O Mapa tem até o próximo dia 15 de dezembro para pagar o produto entregue pelos cafeicultores. Mas se o preço do mercado continuar subindo os produtores podem não exercer a opção de venda ao governo. Hoje a saca esteve cotada entre R$ 280,00 a R$ 285,00 para o tipo 6 no sul de Minas Gerais. Mas para o produtor entregar no mercado deve fazer a conta incluindo os gastos com o Funrural e a sacaria.