27-11-2009 14:25
OIAC
Luanda- A Organização Inter-Africana do Café (OIAC) mostrou-se satisfeita, no termo das sessões da sua 49ª assembleia geral, quinta-feira, em Acra, capital do Ghana, com os resultados obtidos por Angola na implementação do Projecto de Reabilitação da Cafeicultura Angolana desenvolvido na província do Kwanza Sul (sul do país) desde 2006.
A OIAC está satisfeita com os resultados positivos alcançados em Angola, pois, a produção cafeícola do país aumentou de quatro mil toneladas em 2006 para oito mil em 2009, disse a Secretaria Geral da organização, Josefa Correia Sacko, em declarações à Angop via telefónica.
” O projecto apresentado e implementado por Angola no Kwanza Sul é um modelo que deve ser disseminado a outras províncias do país e seguido por outros países africanos, pois, estimulou o aumento da produção do grão” disse a diplomata anglana.
Adiantou que o programa de reabilitação angolano faz referência à Produção de Plantas (plantação já realizada), o Processamento da Produção de Café, e a Organização e Legalização das Cooperativas, entre outros aspectos.
Por outro lado, a OIAC agradeceu também a República de Angola pelo apoio financeiro prestado à instituição durante os anos de trabalho o que possibilitou a sua existência até ao momento e vai permitir a celebração do seu 50 aniversário em 2010.
O facto, enfatizou Josefa Correia Sacko, vem expresso numa moção de agradecimento saída da 49ª assembleia geral da OIAC, cujos trabalhos iniciados segunda-feira, encerraram quinta-feira na capital ghanense.