Por Lessandro Carvalho, de Camaçari/Guarajuba, Bahia
SAFRAS (20) O consumo brasileiro de café deverá fechar o ano de 2009 em 18,5 milhões de sacas. Esta é a projeção da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), que tem expectativa de crescimento de 8% no consumo este ano.
Para 2010, o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Nathan Herszkowicz, estima incremento de 5% a 6% na demanda interna, o que levaria o consumo para a faixa de 19,4 a 19,6 milhões de sacas.
A ABIC tem realizado pesquisas mensais com 60 indústrias, de pequeno, médio e grande porte, para avaliar como anda o consumo no país. Para Herszkowicz, depois da recente eclosão da crise financeira americana e mundial, foi uma surpresa a manutenção do ritmo de crescimento do consumo no Brasil e no mundo, com a demanda brasileira saltando 8% este ano.
Herszkowicz falou à Agência SAFRAS em entrevista durante o 17o Encontro Nacional da Indústria do Café (Encafé), que se realiza de 18 a 22 de novembro na Praia de Guarajuba, município de Camaçari, próximo a Salvador, na Bahia. (LC)