20/11/2009 – A Acen (Associação de Cafés Especiais da Nicarágua) realiza até o próximo domingo a segunda edição da Festa de Cafés Especiais e o quarto Campeonato Nicaragüense de Baristas, como parte de um programa de estímulo do consumo interno.
O evento, que se realiza no Centro Comercial Galerias Santo Domingo, na cidade de Manágua, reúne 23 expositores do setor, incluindo cafeterias, restaurantes, empresas processadoras e prestadores de serviço. Além disso, as cooperativas, produtores e diferentes integrantes da cadeia de consumo do segmento café marcam presença nesse grande evento.
Julio Peralta, vice-presidente da Acen, sustentou que a segunda edição da Festa do Café é a oportunidade para continuam ampliando os esforços para estimular o preparo e o consumo das melhores bebidas de café nacionalmente. “Seria fabuloso que conseguíssemos ter um consumo per capita próximo de seis quilos”l, disse.
Em sua opinião, para elevar o consumo interno é necessário que a população conheça mais sobre a qualidade do café colhido na Nicarágua e as formas de preparo, tanto na forma de bebida quente, como de bebida fria e em outros tipos de apresentação.
Dos 20 principais produtores mundiais de café, a Nicarágua ocupa a sétima posição no consumo, com uma média de 2,06 quilos por habitante ao ano, segundo dados da OIC (Organização Internacional do Café). O Brasil, o maior produtor mundial do grão, é o segundo maior consumidor, com um índice per capita anual de 5,48 quilos. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.