Outrora produto símbolo da economia brasileira, o café volta a viver momentos de glória. A receita das exportações do produto cresceu 50% de janeiro a outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2004. Os preços da saca de 60 quilos refletem o bom mo
Outrora produto símbolo da economia brasileira, o café volta a viver momentos de glória. A receita das exportações do produto cresceu 50% de janeiro a outubro deste ano, em relação ao mesmo período de 2004. Os preços da saca de 60 quilos refletem o bom momento das vendas externas: pulou de US$ 78 em 2004 para US$ 115, para a alegria do setor.
Falando a esta coluna, o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de café do Brasil (CeCafé), Guilherme Braga, identifica na menor disponibilidade do produto o fator que impulsionou os negócios. Segundo Braga, o café nacional também conseguiu maior representatividade e reconquistou espaço no mercado externo.
Segundo dados da CeCafé, o Japão foi o país que mais comprou o café made in Brazil este ano, com acréscimo de 24,02%, seguido da Suécia com 15,38% e da Itália, com 13,54%. Os Estados Unidos, tradicional importador para preparar o não menos tradicional “cháfé”, elevou os negócios em 1,91%, nos dez meses de 2005