A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estará promovendo, de 8 a 25 de novembro, das 9 às 17 horas, no hall do edifício Sede da Embrapa, a exposição Portinari – Imagens do Brasil. São 22 réplicas digitais de obras do pintor brasileiro Cândido Portinari sobre os temas ciclos econômicos brasileiros, colheitas, paisagens, flora e fauna brasileiras e trabalhador brasileiro.
A vida no campo marcou a pintura de Portinari, que nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do Estado de São Paulo, filho de imigrantes italianos. A exposição está dividida em visitas guiadas por monitores que fornecerão detalhes sobre cada uma das obras e a vida do artista e atividades de arte-educação para crianças, que incluem quebra-cabeças com imagens das obras da exposição, jogo dos sete erros, jogos no computador e tablóide com atividades para colorir e completar figuras.
O Projeto Portinari é uma base de informações imparciais e acervo a disposição de pesquisadores, estudantes e interessados em geral. É um modelo em pesquisa interdisciplinar que tem catalogado cerca de 5 mil trabalhos atribuídos a Cândido Portinari. Além de ter percorrido praticamente todo o Brasil, a iniciativa também levou levou a obra do pintor a mais de 20 países. Atualmente, o acervo do Projeto Portinari já representa um dos mais importantes arquivos multimídia existentes sobre a história e a cultura brasileiras do século XX, especialmente entre as décadas de 20 e 60.