(05/11/2009 16:22)
O Studio Café, em Niterói, no Rio de Janeiro, promove degustações de Kopi Luwak até o fim de dezembro. O café mais caro do mundo pode ser saboreado na casa por R$ 10,00 a dose. A cafeteria é a única no Estado do Rio de Janeiro a comercializar os grãozinhos produzidos a partir do processo digestivo do luwak, um animal mamífero e herbívoro que habita as florestas asiáticas. o Kopi Luwak (ou Civet Coffee) é com certeza também o mais exótico.
O café vem normalmente das ilhas do arquipélago da Indonésia, e também do Vietnã e sul da Índia. Kopi é a palavra indonésia para café e Luwak é o nome do animal civeta na língua local, o Asian Palm Civet (Paradoxurus hermaphroditus), uma espécie de gato herbívoro que habita as florestas da dita região asiática. E a conexão entre o ‘gato’ e o café?
Resposta: por alguma razão o animalzinho em questão adora banquetear-se com as frutinhas das árvores de café arábica da região, que obviamente por serem sementes, não são digeridas pelo animal. Até aí nada de extraordinário, mas a incrível capacidade humana de criação e aproveitamento das dádivas de Tupã, levou alguns indivíduos a pensar (e de fato) testar a qualidade e sabor do café que uma vez esteve nas entranhas do pseudo-felino comedor de arábica.
Café Kopi Luwak Pesquisa feita por diversas universidades atesta que o trato digestivo do animal realmente produz significativas mudanças nas sementes que depois de tratadas, higienizadas, e torradas, são vendidas a preço de ouro em sites especializados. Todos os que provaram desta iguaria, confirmam que o sabor é algo inigualável e que deve estar na lista dos que apreciam um bom café O Studio Café está localizado à rua Mem de Sá, 19, loja 101, no Icaraí, em Niterói, estando aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas.
As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.