Índia: clima desfavorável poderá influenciar colheita
(29/10/2009 15:41)
A colheita de café da Índia na atual safra (outubro-setembro) poderá reduzir de 10 a 15% devido às fortes chuvas em agosto e setembro desse ano. As estimativas do Coffee Board da Índia após as chuvas foram de uma produção de 310.000 toneladas. As chuvas, uma repetição do que aconteceu no ano passado, afetou três distritos produtores de café da Índia: Karnataka-Kodagu, Chikmagalur e Hassan.
A queda de 10-15% significa que a produção do país ficará no mesmo nível da de 2008/09, em torno de 270.000 toneladas. Uma confirmação da queda na produção estará disponível somente no próximo mês, quando a colheita de café começar. Os comerciantes, entretanto, estimam que a produção de café do país para a próxima safra 2009/10 cairá mais, para cerca de 90 a 100 mil toneladas de arábica e entre 110 a 120 mil toneladas de robusta.
Karnataka recebeu chuvas torrenciais da última semana de agosto até o final de setembro. Enquanto as chuvas afetaram massivamente a região norte de Karnataka, a região de Malnad (que representa uma produção considerável de café) apresentou fortes chuvas durante a segunda semana de setembro, quando essa região recebeu 110 mm de chuvas contra o normal de 29 mm.
Entretanto, apesar das previsões de uma menor colheita, os comerciantes acreditam que isso não se traduzirá em um aumento imediato nos preços varejistas, notavelmente para o café torrado e moído. A direção dos preços varejistas será determinada somente após junho-julho do próximo ano, quando as exportações de café estiverem completas.
A partir dessa data, embora deva haver estoques pequenos de arábica disponíveis no mercado doméstico, existirá uma grande quantidade de robustas. Acredita-se que existem 10.000 a 15.000 tonelada de robusta disponíveis. Dado o grande volume de robustas sendo cultivado, muitos torrefadores passarão a usar robusta em seus cafés torrados e moídos.
A reportagem é do BusinessWeek.com, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.
Fonte: Café e Mercado