Cresce o consumo de cafés especiais no Espírito Santo

31 de outubro de 2009 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

  20/10/2009 – 13:27:23

Dados apontam um cescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos


Fonte: Jornal do ESHoje / AGRO-CIM  


 



 O paladar do capixaba está ficando cada vez mais apurado quando o assunto é café. Dados do Sindicato da Indústria de Torrefação e Moagem de Café do Espírito Santo (Sincafé) apontam para um crescimento de 25% no consumo de cafés especiais nos últimos dois anos.


Atualmente, as indústrias capixabas produzem cerca de 1200 toneladas de café. Deste total, 3% correspondem a cafés especiais, o que equivale a 35 toneladas. O baixo índice revela um mercado com potencial para crescer, já que nos últimos anos o consumo deste tipo de café vem crescendo a taxas anuais de aproximadamente 15%.


“Há cinco anos o índice de vendas de cafés especiais era quase zero. Atualmente, com o crescimento do consumo de café em bares e restaurantes, surgiu um nicho que não existia no Espírito Santo. Criou-se o hábito de degustar um bom café, destaca o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.


Para incrementar a produção e divulgar a qualidade do produto capixaba, industriais, produtores e autoridades se reuniram nesta segunda-feira, 19, por ocasião do lançamento do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo.


O evento deu destaque à qualidade dos cafés especiais produzidos nas montanhas do Espírito Santo. “Queremos promover uma interação entre a indústria, os produtores e os consumidores. Vamos mostrar que a produção de café do Espírito Santo pode abastecer o mercado local, sendo um trabalho altamente remunerado, além de aumentar o potencial da indústria local”, declarou Malanquini na ocasião.


A realização do 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo foi definida a partir de um encontro empresarial promovido pelo Sincafé, em agosto deste ano, em Pedra Azul. Todas as decisões deram origem a um documento chamado “Carta de Pedra Azul”, que contém um Plano de Ação para melhorar a imagem do produto e intensificar o volume de informações a seu respeito que chega a população.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.