22/10/2009 – Foram avaliados no transcurso desta terça-feira, 20, exatos 16 lotes, oito na categoria café natural e oito na de cereja descascado, pela Comissão Julgadora Estadual, reunida em Londrina para compor o quadro dos cinco cafeicultores classificados em suas categorias, vencedores da etapa estadual do Concurso Café Qualidade Paraná 2009.
A solenidade oficial de divulgação da classificação e premiação estadual ocorrerá na manhã de 29 deste mês, no Centro Cultural de Ribeirão do Pinhal, quando também serão anunciados os campeões das duas categorias, indicados pelo leilão estadual da ABIC promovido na tarde do dia 28, e que representarão o Paraná no Concurso Nacional, marcado para o período de 18 a 22 em Salvador, Bahia.
Segundo o coordenador da comissão julgadora, engenheiro agrônomo Francisco Barbosa Lima, do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o ano foi atípico para a produção de café com qualidade. “Mesmo assim os lotes degustados e classificados continuam mostrando que o Paraná é competitivo na qualificação da sua produção, contribuindo em muito na mudança da imagem em colher excelentes cafés”, assegura Barbosa.
Integraram a comissão julgadora Carlos Antônio Amaral Monteiro do BCML/CCCNP, Élio Massami Tuda da Abic, Joana D’Arc Teixeira de Faria e Nelson Menoli Sobrinho, ambos do Emater, Armando Androcioli Filho do Iapar, Mário da Silva da Cocari, Marcos Soria Bezerra da Cocamar, Geórgia Franco de Souza da Lucca Cafés Especiais, Rogério Alves Silva de Ribeirão Claro e Francisco Carlos Cabral de Melo da Tristão.
Como iniciativa para aumentar a credibilidade do certame coube à engenheira química Vera Lúcia Kamenski a função de auditora da Claspar, acompanhando todas as fases do julgamento estadual. O prefeito de Londrina Homero Barbosa Neto juntamente com o secretário municipal da agricultura Gervásio Vieira e o gerente regional do Emater Ildefonso José Haas também estiveram presentes no CDT do Iapar, prestigiando os trabalhos de julgamento dos cafés colhidos nesta safra e inscritos no concurso.
Competiram 150 lotes na 7ª edição anual do Concurso Café Qualidade Paraná, inscritos nas regiões cafeeiras de Maringá, Apucarana, Ivaiporã, Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho, sendo que na etapa estadual foram pré-classificados 30 lotes, 10 de cafés cereja descascado e 20 de cafés naturais.
No Paraná, 13 mil cafeicultores cultivam 98 mil hectares em 200 municípios cafeeiros, com a previsão de safra de 1,440 milhão de sacas beneficiadas colhidas em 87 mil hectares em produção, sendo 60% desta área no sistema tecnológico preconizado de lavoura adensada, colheita no pano, dentre outras técnicas para obtenção da qualidade. A produtividade média da safra é de 17 sacas beneficiadas por hectare, informa o economista Paulo Sérgio Franzini da Seab de Apucarana e secretário da Câmara Setorial do Café.