21/10/2009 – O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) promove até o próximo dia 23 de outubro, a Segunda Prova Imaflora de Cafés Certificados, no Centro de Excelência de Café de Patrocínio. Foram inscritas mais de 50 amostras de café.
Depois de torrados e moídos sob as mesmas condições, juízes credenciados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) farão a análise sensorial do café com base em dez atributos: aroma, uniformidade do lote, ausência de defeitos de bebida, doçura intrínseca do grão, sabor, acidez, corpo, harmonia (equilíbrio entre sabor, acidez e corpo), finalização e avaliação global.
Os 12 primeiros colocados nesta avaliação participarão da etapa internacional do concurso, que será realizada durante a Conferência Anual da SCAA, na Califórnia, Estados Unidos, em abril de 2010. A primeira edição do torneio, realizada no ano passado, contou com 41 concorrentes. Na edição internacional, o Brasil ficou em quarto lugar de 11 países competidores. A pontuação brasileira (82,42 numa escala de zero a 100) ficou apenas 1,41 abaixo do primeiro colocado, um café da Guatemala.
O objetivo da prova é promover a certificação sócio-ambiental, a partir dos princípios acordados internacionalmente pela Rede de Agricultura Sustentável e que podem ser identificadas por meio do selo Rainforest Alliance Certified, concedido no Brasil pela Imaflora. A Rede de Agricultura Sustentável é uma coalizão de organizações não-governamentais conservacionistas, com representação em oito países e que alia os produtores responsáveis aos consumidores ambientalmente conscientes.
O selo garante a origem do café, sua rastreabilidade da fazenda até a xícara, a conservação do meio ambiente e da biodiversidade, boas condições de trabalho, saúde e segurança à mão de obra empregada. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.