21/10/2009 – Cinco mil famílias camponesas estão inseridas nos projetos de fomento da produção do café, no município do Amboim, província do Kwanza Sul, no quadro do programa do Governo angolano para a erradicação da pobreza, informou esta quarta-feira, no Sumbe, o diretor provincial da Agricultura, Afonso Mário.
Em declarações à Angop, o responsável disse que o projeto tem custos avaliados em oito milhões de dólares norte-americanos, financiados pelo Fundo de Ajuda para as Comunidades, com uma quota de dez por cento do Estado angolano. O projeto já permitiu o cultivo de quatro mil hectares de terra arável.
Segundo afirmou, o financiamento está a ser usado no apoio à produção, na preparação de terras, compra de instrumentos de produção e de fertilizantes. “Os rendimentos esperados poderão fixar-se, neste primeiro ano, entre os 90 a 120 quilogramas de café/hectare”.
O Instituto Nacional de Café (Inca) conta com três mil 474 cafeicultores, 64 associações e produzem numa área estimada em 18 mil 293 hectares. O município do Amboim é o maior produtor de café na região. Em 2008 a provincial do Kwanza Sul colheu duas mil 360 toneladas de café.
As informações partem da Agência AngolaPress.
Café e Mercado