15/10/2009 – As exportações de café do México subiram 8,6% no ciclo de 2008/2009, atingindo a marca de 2.774.680 sacas, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Agricultura do país e pela Amecafé (Associação Mexicana da Cadeia Produtiva do Café). O México exportou 2.555.366 sacas em 2007/2008, segundo dados das mesmas entidades. Em setembro, último mês da safra anterior, o país norte-americano efetuou o embarque de 197.489 sacas do grão para o exterior, o que significa um incremento de 6,74% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
A Colômbia, por outro lado, projeta para o ano calendário de 2010 uma produção maior, atingindo a marca de 11 milhões de sacas, contra cerca de 9,5 milhões de sacas que deverão ser colhidas neste ano, sustentou a Federacafe (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia).
De acordo com o diretor executivo da entidade, Luis Muñoz, o aumento da produção no próximo ano deverá ser uma decorrência da entrada em produção de várias lavouras que passaram, há alguns anos, pelo processo de renovação, sendo que a expectativa é de que o aumento no volume de café obtido nos próximos anos seja constante, evidenciando o sucesso desse processo de troca de lavouras velhas e pouco produtivas por plantas novas e com forte potencial. A Colômbia é o terceiro maior produtor mundial de café, atrás apenas do Brasil e do Vietnã. As informações partem da Agência de Notícias do Café / Café e Mercado.