16/10/2009
Laura Ruschel
Os trabalhos de colheita da nova safra de café foram concluídos na região de atuação da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Caratinga (Coopercafé), na Zona da Mata de Minas Gerais. A expectativa é que a safra termine em torno de 750 a 800 mil sacas, frente à projeção anterior de produção de até 850 mil sacas.
Segundo o gerente de comercialização da cooperativa, Paulo Tavares, já foram registradas algumas floradas. “As lavouras que receberam bons tratos, tiveram floradas melhores após as chuvas do que aqueças que os produtores não tiveram condições de dar bons tratos culturais”, disse. De acordo com Tavares, ainda é muito cedo para fazer previsões para a próxima safra.
A comercialização, por sua vez, está completamente travada na região de atuação da cooperativa. “Muitos produtores ainda estão guardando café, a espera de preços melhores”, explicou Tavares. Estima-se que, do total já colhidos da safra 2009, aproximadamente 60% foram negociados, enquanto menos de 1% do café colhido na safra passada ainda não foi vendido