Certifica Minas Café – ABIC
Primeiras marcas certificadas e sustentáveis serão lançadas na Superminas
O governador mineiro Aécio Neves receberá na próxima semana o café com o selo número 0001 comemorativo ao lançamento das primeiras marcas aprovadas pelo Certifica Minas Café – ABIC (CMCA). Esse café institucional, padrão gourmet e 100% arábica, e as demais marcas comerciais que já estão neste programa inédito, serão apresentados aos varejistas mineiros na Superminas 2009 – Convenção Mineira de Supermercados que acontecerá de terça a quinta-feira (20 a 22) no Expominas, em Belo Horizonte.
Durante a Superminas haverá um workshop na quarta-feira (21) para empresários do setor. “Vamos apresentar o programa em detalhes, assim como as estratégias de comercialização desses novos produtos, de qualidade superior e maior valor, e que deve contar com o entusiasmo e o comprometimento dos supermercadistas”, diz Nathan Herszkowicz, diretor executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Haverá também uma palestra sobre o programa, para cerca de 600 pessoas, ao final da convenção. Em todos os dias, no Espaço Café do estande da ABIC, os supermercadistas poderão degustar os produtos e também se cadastrar e receber informações adicionais para aquisição dos cafés sustentáveis.
Considerado o primeiro exemplo mundial de gestão compartilhada do setor café entre governo e iniciativa privada, esse programa une o Certifica Minas Café, da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, que aprova por meio de auditorias as fazendas que cumprem os rigorosos critérios de sustentabilidade, e o PCS – Programa Cafés Sustentáveis do Brasil, conduzido pela ABIC e que igualmente atesta o cumprimento desses critérios pelas torrefadoras. São cafés com qualidade Superior, com maior valor, que incorporam os conceitos do consumo consciente, ou seja, a aquisição de produtos que, em todo o processo de fabricação, respeitaram a preservação do meio ambiente e a valorização social e econômica de todos os agentes envolvidos.
Agregando valor
Lançado em Setembro/2009, o CMCA tem como objetivo agregar valor e ampliar a renda dos produtores, por meio do pagamento de um preço maior pelos lotes de grão com alta qualidade, e ajudar as torrefadoras a lançarem produtos certificados e sustentáveis no mercado de alto valor agregado. O programa é por adesão e seu processo é transparente, podendo ser acompanhado diretamente na página da ABIC na internet (http://www.abic.com.br/certificaminas/default.asp).
A estrutura de funcionamento do CMCA é bastante simples: o cafeicultor que tem sua propriedade aprovada pelo Certifica Minas envia amostra de seu café para classificação física e avaliação sensorial de uma equipe de degustadores do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária e da ABIC. Após esse processo, os degustadores determinam a nota de Qualidade do Café, à qual corresponde um prêmio a ser pago adicionalmente pelas indústrias. Este valor adicional pode variar de 10% a 25% acima do valor de mercado. Os lotes aprovados são listados na página da ABIC na internet e é através dela que as empresas interessadas entram em contato diretamente com os produtores.
O programa é aberto a todas as indústrias do Brasil, mesmo aquelas situadas em outros Estados e é voltado principalmente para as empresas de pequeno porte que querem atuar nos segmentos Superior e Gourmet, de cafés sustentáveis e com maior valor agregado. A ABIC está considerando uma simplificação temporária ao processo de adesão ao PCS, para permitir que mais empresas façam parte do novo CMCA. Além do setor supermercadistas, o programa também está sendo apresentado para outros canais de distribuição, como as panificadoras e as redes de hotelaria.
Participantes
Já aderiram ao programa Certifica Minas Café – ABIC 14 empresas: 3 Corações S/A (MG); Agropecuária Fazenda do Bento Ind. e Com. Ltda. (MG); Café Bom Dia Ltda. (MG); Cooxupé – Coop. Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG); Cooparaíso – Cooperativa Regional de Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (MG); Dutra Café Ltda. (MG); Gazzola Chierighini Alimentos Ltda. (SP); Icatril Ind. de Café do Triângulo Ltda (MG); Mattos & Bross Ind. Com. e Exportadora Ltda. (MG); Melitta do Brasil Ind. e Com. Ltda. (SP); RJ Baiardi Café Ltda. (MG); Toko Ind. Com. e Imp. Ltda. (MG); Torrefação Premier Ltda. (MG) e Vereda Alimentos Ltda. (MG)
SERVIÇO
Superminas 2009
Local: Expominas – Belo Horizonte
Data e horário: de 20 a 22/10 das 15h30 às 22h30
Espaço Café ABIC – Pavilhão Azul – Rua 8 – Estande 114