A cooperativa tem, ainda, sua própria torrefadora de café. A Cocamar opera com duas marcas de café no varejo – uma linha tradicional e outra de produtos gourmet. No mesmo complexo industrial da cooperativa em Maringá, a Cocamar mantém uma fábrica de sucos
A paranaense Cooperativa Agropecuária de Maringá (Cocamar) deve começar a produzir farinha de trigo destinada ao varejo doméstico no fim deste ano. O grupo quer diversificar as operações na área de trigo, hoje restritas à comercialização do cereal. Segundo Marco Orozimbo Rosas, gerente comercial de varejo da Cocamar, a cooperativa fará parceria com um moinho da região de Maringá para o processamento da farinha. Atualmente, o grupo recebe de seus associados aproximadamente 50 mil toneladas de trigo em grão por safra, e deverá processar entre 45% e 50% desse volume para o varejo. A farinha será comercializada em embalagens de 1 e 5 quilos. O lançamento do novo produto está previsto para a primeira quinzena de dezembro. A cooperativa não quis divulgar o valor do investimento. Segundo Rosas, a cooperativa não precisou fazer pesados aportes, uma vez que já conta com infra-estrutura de armazenagem e de distribuição de produtos para o varejo. A capacidade de armazenagem para grãos – soja, milho e trigo – é de 800 mil toneladas. Rosas afirmou que a Cocamar está investindo na verticalização das commodities. “Não queremos ser reféns das vendas de grãos”. No mês passado, a cooperativa do Paraná investiu cerca de R$ 2 milhões no lançamento de um creme de leite à base de soja, ampliando sua linha de produtos neste segmento. A Cocamar já trabalha com sucos à base de soja com a marca Purity e pretende aumentar seu portfólio com o leite condensado nos próximos meses. “Queremos criar uma marca para as commodities no varejo”, disse Rosas. A atuação da Cocamar no varejo brasileiro é antiga. Há cerca de 20 anos a cooperativa esmaga soja para o refino de óleo para a venda em supermercados. Além do óleo de soja tradicional, a Cocamar trabalha com óleos especiais à base de girassol, milho e canola. O grupo também conta com uma linha de produtos de alimentos, como maionese, catchup e mostarda. A cooperativa tem, ainda, sua própria torrefadora de café. A Cocamar opera com duas marcas de café no varejo – uma linha tradicional e outra de produtos gourmet. No mesmo complexo industrial da cooperativa em Maringá, a Cocamar mantém uma fábrica de sucos prontos de néctar de frutas. “Nos últimos cinco anos, decidimos aumentar nosso portfólio de produtos para o varejo”, afirmou Rosas. A atuação da cooperativa é no Sul e Sudeste do país, sobretudo nos três Estados do Sul. A cooperativa estuda expandir seus negócios para a região Sudeste. (MS) |