Desde que assumiu o Ministério do Esporte e Turismo em 2000, o Deputado Federal Carlos Melles( DEM-MG) compreendeu e se engajou na árdua e longa tarefa de colocar o país na rota dos grandes eventos esportivos. Neste aspecto, em 2001, o ministro Carlos Melles – acompanhado pelo Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nusman, esteve na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), quando foram recebidos pelo presidente da entidade, Jacques Rogge, que nesta sexta-feira (02/10/09), anunciou a vitória do Rio, fruto do esforço de ontem e de hoje das lideranças brasileiras.
Um dos maiores projetos desenvolvidos à época pelo ministério, o Esporte na Escola, tinha o objetivo principal de despertar a necessidade da pratica esportiva integrada à educação para milhões de crianças e adolescentes que com empenho e estrutura viriam a se tornar membros da equipe olímpica brasileira no futuro.
O futuro chegou hoje com a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sede das olimpíadas de 2016, pois são elas, as crianças do esporte na escola, os atletas olímpicos que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio.
Os investimentos das três esferas de governo e da iniciativa privada foram pouco a pouco mostrando a qualidade e seriedade trilhada pelo país na execução de grandes e importantes eventos nacionais, continentais e mundiais que culminaram na conquista dos Jogos Pan-americanos em 2007, conquistados quando Melles era ministro, em disputa com a cidade natal do então Presidente George Bush, e que comprovou a competência em organizar grandes competições. Foram vários mundiais esportivos, reuniões dos comitês olímpicos, seminários de capacitação, visitas internacionais, enfim, uma enorme escada de encargos e responsabilidades.
Hoje o Rio mostrou mais uma vez que veio ao longo de todos estes anos cumprindo e fazendo o seu dever de casa para que numa final competitiva com as cidades de Chicago, Tóquio e Madrid, conquistasse a escolha para sede dos jogos em 2016 num placar de 66 votos para o Rio contra 32 para a sua concorrente Madrid.
Esta é uma vitória do esporte nacional, uma vitória do Ministério do Esporte o qual ajudei a estruturar pensando num dia vitorioso como o de hoje. O plano real nos trouxe o equilíbrio econômico para que pudéssemos crescer e ousar. E os resultados estão aí. Copa do Mundo de Futebol em 2014 e Olimpíadas em 2016. Há muito por se fazer e muito para celebrar.
Parabéns Rio de Janeiro, parabéns Brasil!