A Associação Nacional de Café da Guatemala (Anacafé) e uma empresa de água engarrafada estabeleceram nessa semana um convênio para aumentar o consumo do grão guatemalteco de qualidade.
A aliança entre a Anacafé e a firma de água engarrafada Salvavidas busca “incentivar nos guatemaltecos o orgulho de consumir nosso café torrado e moído, um dos melhores do mundo”, disse o gerente da Salvavidas, Annayté Marroquin. O propósito dessa união é fomentar o consumo de café e aprender sobre a qualidade e a preparação do produto, disse ele.
O tema da campanha será: “para desfrutar o melhor café do mundo, a água tem que ser a mais confiável e segura”. O gerente geral da Anacafé, Rodolfo González, disse que a campanha, que começará em 1 de outubro, pretende aumentar o consumo interno de café de qualidade, o que refletirá em mudanças positivas para a economia nacional.
Segundo dados da Anacafé, que em fevereiro de 2010 organizará a III Conferência Mundial de Café,a Guatemala é o principal produtor de café da América Central e o país que registra a porcentagem de consumo interno mais alto da região.
Em 2007/08, o café se consolidou como o produto agrícola que mais renda gerou para a Guatemala, com US$ 655,9 milhões, produto da exportação de 3,818 milhões de sacas de 60 quilos. Para a safra, que vai de setembro de 2008 a outubro de 2009, estima-se que a produção será de 3,73 milhões de sacas, das quais, 3,37 milhões serão destinadas às exportações, e o restante, ao consumo interno.