30/09/2009 17:09:06 – Página Rural
Alegre/ES
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02), a partir das 8 horas, o primeiro módulo do curso de Implantação de Lavoura de café Arábica, na comunidade de Lagoa Seca, em Alegre.
Este módulo visa a aprimorar o manejo das mudas, preparação de solo e adubação. Já o segundo, que está previsto para março do próximo ano, envolve todas as etapas de produção do café.
Nesta quinta (01), os produtores participam da parte teórica, e, na sexta (02), será mostrado na prática o processo de implantação da lavoura.
A Associação de Produtores Rurais de café da Comunidade de Lagoa Seca conta com 30 associados. Desses, 22 vão participar do curso. O treinamento faz parte do Programa Renovar Arábica, que tem como plano estratégico melhorar a produtividade do arábica, a partir da renovação e revigoramento das lavouras capixabas.
De acordo com o chefe do escritório do Incaper em Alegre, Izaias dos Santos Bregonci, o curso pretende contribuir para qualidade da produção, e, consequentemente, para o bem-estar das famílias. “Esperamos levar ao agricultor informações tecnológicas e inovações para melhorar a produção e a produtividade”, destaca.
A comunidade de Lagoa Seca possui uma área plantada com café de 200 hectares. Os interessados em participar deste e de outros cursos devem se dirigir ao escritório local do Incaper ou às associações para fazer a inscrição.
O Programa Renovar Arábica
O programa será implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades de base familiar e que envolvem, em média, 53 mil famílias. Entre as principais metas, que deverão ser cumpridas em um prazo de 15 anos, está a renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e a utilização de boas práticas agrícolas.
Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba: dobrar a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentar a produção de dois para quatro milhões de sacas ao ano, sem aumentar a área plantada.
Outras metas também estão no Programa, como ampliar a produção de café superior de 300 mil para um milhão de sacas por ano, e a exportação desse produto com valor agregado, além de implantar salas de prova de café arábica em todos os municípios.
Serviço:
Evento: Curso de Implantação de lavouras do café arábica
Data: 01 e 02 de outubro
Horário: 8 horas
Local: Comunidade de Lagoa Seca, Alegre