Com a presença de 77 países membros (45 exportadores e 32 importadores) teve início em Londres a 103ª reunião da Organização Internacional do Café, que acontece entre os dias 21 a 25 de setembro.
De acordo com o presidente da Frente Parlamentar do Café, deputado Carlos Melles – que integra a comitiva oficial, no domingo (20) a delegação brasileira realizou uma reunião prévia, na Embaixada do Brasil na capital da Inglaterra.
Nos dias 21 e 22 serão realizadas reuniões com as diversas comissões da organização e, na quarta-feira (23) acontece a primeira reunião plenária da 103ª sessão do Conselho Internacional do Café.
Em nota, o Ministério da Agricultura informou que as medidas de apoio à cafeicultura aprovadas pelo governo brasileiro serão apresentadas em reunião do Conselho Internacional do Café da Organização Internacional do Café (OIC).
Como tema principal dos encontros, os representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) discutirão os projetos de desenvolvimento do café e o plano de ação estratégico da OIC até 2014.
O secretário-executivo do Mapa, Gerardo Fontelles, chefiará a delegação brasileira, que terá a participação do diretor do Departamento do Café, Lucas Ferreira, e de integrantes de entidades privadas, que compõem o Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC). Na ocasião, também será apresentada síntese da matéria “Mitos e Verdades sobre o Café”, do programa Globo Repórter exibido pela TV Globo, em dia 7 de agosto deste ano.
O deputado Carlos Melles disse que a delegação brasileira está ampliada, se faz representar no evento pelo Congresso Nacional, ampla gama de cooperativas de café, sindicados de produtores. “Está significativa presença reflete a forte pressão que existe no Brasil e a preocupação com a evolução da crise da cafeicultura. Nas últimas décadas a OIC não sido capaz de produzir resultados consistentes quanto à sustentabilidade da produção mundial do café”, explica o deputado, que irá discursar na reunião enfatizando a agenda do café no âmbito da OIC e da política interna do Brasil para o produto.