14 de Setembro de 2009 – 09h58
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Agricultura, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), vai enviar uma missão à China para divulgar o agronegócio brasileiro. Os recursos para o envio da missão, no valor de R$ 57 mil, foram disponibilizados por meio de portaria publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.
O grupo participará do evento Food and Hotel, que será realizado em novembro. A China passou a ser o principal destino das exportações do agronegócio brasileiro. O principal produto é a soja. Em seguida vem a celulose, o couro bovino e o óleo de soja bruto.
De acordo com o Ministério da Agricultura, outra missão já está na Rússia para participar da 18ª World Food Moscow 2009, maior feira de alimentos e bebidas daquele país. A partir de amanhã (15), empresários dos setores de carnes, soja, lácteos, café, massas e confeitos poderão fechar negócios no pavilhão brasileiro da feira.
A Rússia ocupa a quarta posição no ranking de países importadores de produtos do agronegócio brasileiro. De janeiro a agosto deste ano, os embarques totalizaram US$ 1,68 bilhão. O principal item da pauta é a carne, seguida do complexo sucroalcooleiro (indústrias que trabalham com açúcar e álcool).
A primeira missão do agronegócio foi na África do Sul, em junho passado. O país é o 26º importador brasileiro do agronegócio. A próxima feira será realizada em outubro, no Vietnã.