Mito ou fato: como acalmar um bebê com cólica
UOL
O mito
Camomila pode acalmar um bebê com cólica.
Os fatos
A cólica – e os consequentes gritos incontroláveis de um bebê saudável – pode ser uma das partes mais estressantes de cuidar de um recém-nascido.
Apesar da causa incerta, há evidências de que ela se origina, em parte, de um desconforto gastrointestinal. Isso pode explicar por que o chá de camomila, que, segundo pesquisas, pode aliviar espasmos intestinais, há tempos é um remédio caseiro para a cólica. Vários estudos examinaram sua utilidade, afirmando que a solução é simples, barata e eficaz.
Um relatório da American Academy of Pediatrics, lançado em 2007, revisou dois dos estudos, incluindo testes clínicos randômicos envolvendo 68 bebês saudáveis com cólica, com idades entre duas e oito semanas. Um grupo recebeu chá de ervas (servido quente ou frio) feito principalmente com camomila alemã, e o outro recebeu um chá de placebo. Os cientistas relataram que cada bebê recebeu até 150 mililitros – pouco mais de meia xícara – do chá ou do placebo a cada onda de cólica, não mais que três vezes por dia. Após uma semana, “os pais disseram que o chá eliminou a cólica em 57% dos bebês”, informaram os pesquisadores, “enquanto o placebo só ajudou em 26% dos casos. Nenhum efeito adverso foi observado em nenhum dos dois grupos”.
Outros estudos tiveram resultados similares. Especialistas afirmam que reações alérgicas à camomila são raras, mas uma forma de verificá-la é aplicar um pouco de camomila na pele. Se o bebê não apresentar vermelhidão, pode ser seguro administrar camomila.
Conclusão
Pesquisas sugerem que a camomila pode aliviar cólica em bebês.