O Walmart, TransFair USA, SEBRAE-MG e a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional, anunciaram que o café do Brasil com Certificado Fair Trade será vendido aos membros do Sam’s Club do Walmart em todo o território dos Estados Unidos.
Segundo o comunicado, duas novas opções em café com certificado Fair Trade, estarão disponíveis em mais de 600 Sam’s Club nos Estados Unidos. Os novos produtos fazem parte do projeto de Parceria de Fornecimento Responsável que liga os agricultores de café brasileiros com o mercado de consumidores de café nos Estados Unidos, sendo esta ligação feita através da certificação de Comércio Justo – Fair Trade Certified.
“Estamos muito animados com a expansão da nossa oferta, de Café Fair Trade de alta qualidade, nos clubes de todo os E.U.A. “, disse Jill Turner-Mitchael, vice-presidente sênior de Merchandising, Sam’s Club.” Esta parceria está em consonância com a missão da empresa de oferecer oportunidade a comunidades ao redor do mundo, cerca de 30.000 membros da família de produtores brasileiros estão sendo impactado positivamente “.
Através do projeto Parceria de Fornecimento Responsável, os produtores brasileiros e suas famílias têm mais oportunidades de emprego e renda, e a expansão no acesso a novos mercados nacional e internacional, com o aumento da utilização de métodos ecológicos de produção, e, por sua vez, a melhoria da sua qualidade de vida. As cooperativas de produtores que participam deste projeto estão localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Jeffery Bell, diretor da USAID / Brasil, disse, “A USAID acredita que as parcerias público-privadas são o mecanismo mais eficaz para responder aos desafios globais. A Parceria de Fornecimento Responsável é um Projeto de aliança bem-sucedida, que combina os ativos complementares para promover a sustentabilidade, expansão social e oportunidades econômicas no Brasil para cadeia café de valor. ”
O projeto visa ampliar o volume e melhorar a qualidade do Café Fair Trade Certificado, através de investimentos em infra-estrutura, assistência técnica para produção e processamento pós-colheita, bem como a formação na gestão de qualidade. Estes investimentos vão resultar em capacidade aumentada de produção através do fortalecimento organizacional, incluindo operações de gestão financeira e marketing. A parceria também busca aumentar a capacidade de comercialização dos produtores brasileiros de café, melhorando a reputação do café brasileiro, aumentar a consciência do impacto do Comércio Justo e capacitar os produtores no mercado.
Paul Rice, presidente e CEO da TransFair E.U.A., disse, “Sam’s Club é um parceiro inovador na oferta de alta qualidade de Café Fair Trade Certified de forma que tanto se expande o mercado e oferece um valor de volta na cadeia de produção para o agricultor. Em um ano a partir de agora nós seremos capazes de traçar vendas do café aos Membros, estas vendas serão responsáveis diretamente para melhoria da gestão ambiental nas fazendas certificadas com Fair Trade e a maior qualidade de vida nas comunidades rurais “.
Em 2008, as importações de Café com Certificado Fair Trade cresceu mais de 30%. O Comércio Justo é uma abordagem baseada no mercado para o desenvolvimento sustentável, buscando capacitar milhões de produtores desfavorecidos em todo o mundo, protegendo o meio ambiente para as futuras gerações. A Fair Trade E.U.A. favorece os consumidores a fazer a diferença no mundo simplesmente ajustando a sua lista de compras
Roberto Simões, presidente do SEBRAE Minas Gerais, disse: “O programa de Comércio Justo está em consonância com o objetivo de atividade do SEBRAE para aumentar o negócio e promover as Pequenas e Médias Empresas, com sustentabilidade social, ambiental e econômica. Nós apoiamos o espírito empresarial e da cooperação, e o programa coincide com a nossa intenção de ajudar o acesso dos produtores locais aos mercados internacionais. ”