12/08/2009 – A revisão nas regras de listagem nos níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa (Níveis 1 e 2 e Novo Mercado) deve ser concluída até o final deste ano e ser implementada a partir de 2010, informou hoje o diretor presidente da bolsa, Edemir Pinto.
O aperfeiçoamento das regras de governança, ao lado dos bons fundamentos da economia brasileira, deve contribuir para o aumento no número de empresas listadas no mercado, segundo o executivo. Ele afirmou, inclusive, que o pedido de registro de oferta pública de ações do banco espanhol Santander na BM&FBovespa não surpreendeu. “Trata-se de uma bela notícia e acredito que outras companhias poderão seguir o mesmo caminho.”
O presidente da bolsa disse esperar por novas ofertas públicas iniciais de ações (IPO, na sigla em inglês) até o final do ano. “Mas o grande momento deve ser mesmo a partir do primeiro semestre de 2010”, afirmou, durante teleconferência com a imprensa para comentar os resultados de 2010.
Dentro dos esforços de atração de empresas estrangeiras para a bolsa brasileira, Pinto mencionou o projeto de expansão na América Latina, que prevê propostas de parceria para desenvolver os mercados locais. “Hoje mesmo o nosso diretor está na Colômbia para se reunir com o regulador do país”, afirmou. Esse projeto inclui contatos com autoridades no Chile, previstos para acontecer entre setembro e outubro, e Peru, de acordo com o executivo.