O terceiro e ultimo dia da 05° Festa do Café, teve inicio com uma atividade que levou os cafeicultores a se aprofundarem nos conhecimentos e técnicas do cultivo do café, tendo contato direto com o plantio. O Dia de Campo foi a primeira atividade do dia a ser realizada na área de plantio de café do cafeicultor, Ademar Tadeunique, que possui 62 hectarescom o cafezal plantado no espaçamento 03 por 01 que dá um media de 3 mil e 300 plantas por hectare, que da uma margem de 200 mil plantas.
Durante o Dia de Campo o engenheiro agrônomo, Mauricio Fernandes, explicou sobre a técnica do Envergamento (Aumento da Produtividade para o Café Conilon): “essa é uma pratica que está sendo adotada pelos produtores de café, forçando o numero de brotação no inicio plantio, resultando entre 12 e 15 mil hastes por hectare, o que resulta em um aumento de produtividade, ainda na primeira safra” explicou Mauricio.
O envergamento é na verdade uma nova tecnologia para condução de lavouras de café, ainda em desenvolvimento, já apresenta resultados positivos para os produtores do Espírito Santo. Gerado por técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o ‘Envergamento’ desenvolve a produtividade da planta, por meio de um manuseio específico aplicado ao caule do café, ainda nos primeiros meses de implantação da lavoura. Essa é mais uma tecnologia que tem origem nos 35 projetos de pesquisa e inovação que desenvolvemos atualmente na cafeicultura. Os resultados iniciais são fantásticos.
A tecnologia permite que o pé de café produza mais hastes e ramos, o que aumenta a produtividade individual de cada planta nos primeiros anos de vida. A técnica começou a ser a aplicada na Fazenda Experimental de Marilândia, onde existe o maior centro de desenvolvimento de inovações tecnológicas para o Conilon no Brasil.
Durante a tarde houve a ultima exposição da Feira Agropecuraria, Indústrias, Comercio e Serviços e a CÃOminhada, onde os melhores amigos do homem desfilaram com seus donos pelas vias públicas da cidade. Ainda durante a tarde, os foliões participaram do desfile de blocos, onde dançaram e curtiram ao som das machinhas do o Bloco Pé de Cana.
Dando prosseguimento, no inicio da noite, os 05 participantes, Edilene Reis, Diocelio Herculano, Magno Aparecido, Gilberto Oliveira e Roque Pereira que venceram a primeira etapa do Show de Calouros, organizado pela Prefeitura Municipal, Departamento de Cultura e Cia Circo de Pulgas, disputaram fase final, esbanjando talento e proporcionando um belíssimo espetáculo musical. Finalizando a 05° Festa do Café Conilon, Patchabana e banda e Açucena Cheirosa animarão a população.
“Tivemos um excelente evento onde os produtores obtiveram valiosas informações que poderão ser aplicadas no cultivo do café. Durante o evento foram realizadas varias palestras e demais atividades que com certeza foram de grande valia para realização desse grande festejo. E quem ganha com essa realização é o município de Itabela, pois sabemos que a Festa do Café é muito mais que um festejo, é o fortalecimento da agricultura de nossa região” afirmou Leonir Sossai, Presidente do Sindicatos dos Produtores Rurais de Itabela, adiantando que o projeto futuro é realizar a festa do produtor rural que contaria com a participação, não só dos cafeicultores mais também de produtores dos mais variados tipos de produtos agrícolas.