11-08-2009 17:49
Bié
Kuito – A direcção provincial da agricultura na província do Bié trabalha na criação de incentivos para os produtores, visando o relançamento do cultivo do café na região, disse hoje (terça-feira) o director provincial, Marcolino Rocha Sandemba.
Em declarações à Angop, o responsável frisou que o sector da agricultura está a trabalhar junto dos produtores de café, fundamentalmente das zonas da Nhârea e Andulo, para que a produção seja relançada em grande escala como na época colonial.
Afirmou que a instituição tem vindo a sensibilizar os antigos cafeicultores e interessados para que não parem de cultivar.
“Temos notado com muita preocupação que certas quantidades de café, colhidas em épocas anteriores, continuam nas residências dos produtores, devido à falta de compradores e de meios de transporte nas zonas rurais”, salientou.
Realçou que por causa desta situação, a direcção local da agricultura está a envidar esforços para que a produção seja comercializada.
Marcolino Rocha Sandemba disse ainda que vai apoiar com “in puts” agrícolas e assistir os técnicos e produtores, para que os níveis de produção atinjam as metas preconizadas.