Publicado em: 10/08/2009 14:10 Da Redação
Média de público saltou para 7 mil pessoas por edição do evento
O Distrito de Pirapó, em Apucarana, vai sediar dias 18, 19 e 20 de setembro, a 5ª Feira do Café. Os detalhes do evento, que a cada ano ganha em atrações técnicas, foram discutidos pela comissão organizadora nesta segunda-feira (10/08), no gabinete municipal, com o prefeito João Carlos de Oliveira (PMDB), vice-prefeito Waldemar Garcia (PSDB) e secretário Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura, Ivo Gilberto Martins. “Este é um evento que vem tomando corpo a cada edição e que já suscita, em um futuro próximo, a criação de um espaço específico para a realização de sua programação”, comenta o prefeito. Ele lembra que a média de público, que era de 5 mil nas três primeiras edições, saltou para 7 mil no último ano.
Uma promoção da Associação dos Cafeicultores de Apucarana e Região, presidida por Shigueo Yamamoto, a feira conta com apoio organizacional da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura da Prefeitura de Apucarana, subprefeitura de Pirapó, Associação dos Moradores de Pirapó, Associação Comercial e Industrial de Pirapó, EMATER e Seab. “Já estamos com os patrocínios e programação praticamente fechados”, frisa o secretário Ivo. De acordo com ele, além das atrações festivas (artísticas e culturais) para a população, a feira terá um forte lado técnico. “Palestras com especialistas na cultura do café e estandes com novidades na área”, adianta. No tocante à criação de um espaço específico, Ivo diz que a idéia seria algo juntamente com o futuro Museu do Café. “Onde poderíamos formatar canteiros permanentes para exposição técnica de novas espécies e tipos de manejo”, comunica.
Nova gripe – A confirmação da 5ª Feira do Café, no Distrito de Pirapó, levou em consideração à pandemia do vírus da Gripe A (H1N1). “Todo este aspecto foi ponderado e trabalhamos com projeção de que, salvo alguma determinação maior por parte do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, até a data do evento todo este clima de precauções já estará dissipado”, pontua Ivo Gilberto Martins, secretário Municipal da Indústria, Comércio e Agricultura. Ele adianta que Apucarana trabalha ainda outro evento para novembro. “Estamos mexendo com a elaboração da AGROFAM – Fera da Agricultura Familiar”, conta.
Serviço – Maiores informações sobre a Feira do Café pelo 3422-3000