06/08/2009 – A colheita de café da safra 2009 na região de atuação da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), que envolve o sul de Minas Gerais, cerrado mineiro e parte de São Paulo, está entre 75% a 80%.
A estimativa é do coordenador de desenvolvimento técnico da Cooxupé, Mário Ferraz de Araújo. Mário Ferraz de Araújo diz que a colheita evoluiu bem nos últimos dias, com o clima mais favorável, quente e seco.
Ele indica que agora os trabalhos no sul de Minas Gerais já passam de 80%. No cerrado mineiro, a colheita está em torno de 65%. E na área de atuação da Cooxupé em São Paulo o percentual é de 70%/75%. A expectativa é de que a colheita praticamente se encerre em agosto, restando para setembro apenas a varrição (colheita no chão).
A qualidade da safra foi bem afetada na região de atuação da Cooxupé. Choveu em maio, junho e julho em meio à colheita, prejudicando os grãos. “Os produtores estão tendo mais dificuldade em separar grãos finos”, caracterizou Araújo. “O pessoal também tem reclamado da produtividade, reclamam tanto da renda no beneficiamento quanto da produtividade”, disse em entrevista à Agência SAFRAS.
LEVANTAMENTO SEMANAL DA COOXUPÉ
O levantamento semanal da Cooxupé, para o período entre 26 de julho a 01 de agosto, indicou os seguintes percentuais colhidos para as regiões de atuação da Cooperativa:
REGIÃO COLHEITA %
————————–
SUL MG 77%
CERRADO MG 55%
SÃO PAULO 62%
————————–
MÉDIA 68% GERAL
————————– (LC)