ENTREVISTA: Venda de fertilizantes fecha primeiro semestre com balanço positivo

Por: Notícias Agrícolas




O primeiro semestre deste ano teve um bom resultado nas vendas de fertilizantes, apesar de estar bem abaixo do nível de vendas no mesmo período do ano passado, que teve crescimento atípico no setor. É o que informa Eduardo Daher, diretor-executivo da ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos). “O Brasil entregou 8 milhões 455 mil toneladas, que é um número bastante significativo para um primeiro semestre normal, mas que é evidentemente menor que o número de 2008”.


O primeiro semestre de 2009 fechou com vendas 26,5% abaixo do mesmo período do ano passado, porém, segundo Daher, o mercado ainda está bem melhor que o esperado no início do ano, devido à grande crise de crédito. “Não que a crise tenha passado, ela ainda existe, mas é muito menos forte do que esperávamos”. O diretor da ANDA diz ainda que as altas cotações do açúcar e dos grãos, em geral, além do clima desfavorável na Argentina, continuam acelerando a demanda pelo produto no Brasil.


Daher aconselha aos produtores que não deixem a compra de insumos para a última hora. Ele informa que o ritmo normal da venda de fertilizantes é de 1/3 do volume no primeiro semestre e 2/3 no segundo semestre. “Essa concentração das entregas no segundo semestre acaba gerando problemas já conhecidos, não só de logística, com também a aflição nos últimos dias de plantio, quando se formam filas nas portas das indústrias para compra de insumo”.


Ele afirma que não há risco de desabastecimento de fertilizantes, mas as compras tardias podem gerar uma pequena crise devido ao volume de demanda frente a capacidade de oferta. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.