Brasília (6.8.2009) – O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, reafirmou, nesta manhã, que a área econômica do governo (Ministérios da Agricultura e Fazenda) está analisando novas medidas de apoio à cafeicultura. A informação foi passada ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, parlamentares da bancada mineira e lideranças do café de municípios do sul de Minas Gerais que estiveram, há pouco, no ministério.
Conforme Stephanes, as ações em discussão, entre elas a aquisição de produto para formação de estoques do governo, têm o objetivo de garantir renda para o produtor, principalmente, no período da colheita, quando o preço sofre maior queda. O ministro explicou que hoje os estoques mundiais do produto estão com os países consumidores que tem sido responsáveis por regular os preços no mercado internacional.
O ministro ainda reforçou a necessidade de se adotar outras medidas governamentais para o setor. “A cafeicultura nacional tem situações bem diferentes em cada região produtora e isso deve ser levado em consideração nas decisões de apoio ao setor”, completou. (Da Redação)