SUSTENTABILIDADE – Projeto de café de comércio justo atrai atenção de compradores estrangeiros

Por: Agnocafé

31/07/2009 – Café mineiro com selo de comércio justo atrai a atenção de compradores internacionais. Em 2008 os produtores certificados venderam 282 contêineres para mercado externo, o que corresponde a cerca de R$ 34 milhões. No modelo de venda do comércio justo os cafeicultores têm a garantia do pagamento de um preço mínimo pela saca.

O atravessador é excluído e quem produz ganha mais. “Hoje existem oito grupos de produtores certificados em Minas Gerais. São das cidades de Poço Fundo, Varginha, Santana da Vargem, Boa Esperança, Nova Resende, Lajinha e Caratinga. Em Poços de Caldas e Carmo de Minas temos dois grupos em processo de certificação”, afirma Juliano Cornélio, técnico do Sebrae Minas Gerais.

Para conseguir e manter a certificação, esses grupos recebem apoio do Projeto Parceria de Fornecimento Responsável, uma parceria inovadora entre o Sebrae, a Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), a ONG americana TransFair USA e Wal-Mart Inc que visa aumentar a renda de pequenos produtores de café do Brasil de forma significativa.

O projeto, que teve início em 2007, vem ajudando pequenos produtores brasileiros de café a desenvolver habilidades gerenciais e melhorar a qualidade do produto para competir no mercado global. Os resultados têm sido expressivos. Um exemplo é a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam). Formada em 2003, tem hoje 225 famílias cooperadas. Todos são pequenas propriedades rurais, com até sete hectares.

Além de serem certificados em comércio justo, produzem café orgânico (cultivado sem agrotóxicos e com adubo natural). O produto é muito procurado no exterior justamente por ser mais saudável e por reduzir o impacto ambiental nas lavouras. As relações comerciais incentivaram a cooperativa a melhorar sua estrutura e investir na comunidade.

Um dos benefícios foi a compra de computadores para promover a inclusão digital dos associados. Devido aos bons resultados, a Coopfam recebe, no dia 31 de julho, a visita da diretora do escritório Global de Desenvolvimento de Parcerias da Usaid, Karen Turner. Junto a outros integrantes da Usaid, TransFair USA e Wal-Mart Inc, ela irá conhecer os benefícios do projeto para pequenos produtores rurais. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.